segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Saúde Bucal para as gravidinhas

Existem amigas que são mais... são irmãs. A Joyce é assim, a gente não precisa se falar todos os dias, mas temos uma sintonia incrivel.
Ela me escreveu um e-mail LINDOOOO, meus olhos ficaram mareados... Entre muitas novidades, ela teve um sonho lindo comigo e com meu bebe, ela contou as news profissionais e desejo a ela todo sucesso do mundo.
Então, ela me indicou um blog de uma amiga dela que é dentista e tem um post muito bacana para gestantes o qual eu compartilho com vcs.

Gestantes, enjôos e alterações bucais


As mudanças hormonais que ocorrem na grávida durante a gestação fazem a mulher ficar mais propensa a ter problemas bucais. Por isso, a atenção deve ser redobrada principalmente a partir do segundo trimestre.
Enjôos e vômitos são muito comuns no início da gravidez e encaradas como um processo natural, apesar do incômodo. No entanto, sua recorrência pode alterar o pH da boca e provocar descalcificações nas superfícies dos dentes da gestante e acelerar o desenvolvimento de doenças bucais como a gengivite (inflamação da gengiva) e periodontite (infecção nos ossos e nas fibras que sustentam os dentes).

Parto Prematuro
Um estudo da Case Western Reserve University, em Cleveland, Ohio, indica que bactérias encontradas nas bocas de gestantes podem contribuir para nascimentos prematuros de bebês.
A pesquisa, publicada no jornal Infection and Immunity e divulgada pela Sociedade Americana de Microbiologia, indica que a gengivite, um problema comum durante a gestação, aumenta a concentração de bactérias na boca e a possibilidade de transmissão desses microorganismos para a placenta pela corrente sanguínea.
A infecção intrauterina é a principal causa de nascimentos prematuros e abortos. Durante um longo período, a infecção intrauterina foi associada a bactérias encontradas na vagina das grávidas, contudo, estudos recentes indicam que bactérias achadas na boca também podem causar o problema.
De acordo com os cientistas, os cuidados com a saúde bucal das gestantes contribuem para uma gestação mais saudável.

Outro estudo, realizado pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, indica que 80% das grávidas têm algum problema bucal. O levantamento, feito com base em atendimentos no Hospital e Maternidade Interlagos, maior maternidade pública da zona sul da capital paulista, também revelou que 7% das gestantes apresentam doenças e infecções graves na boca.

Recomendações para as gestantes

- Substitua alimentos ricos em carboidratos e açúcares por frutas e vegetais.

- Reforce o corpo com vitaminas B, C e cálcio.

- Após vômito por enjôo de gravidez, faça bochecho com água oxigenada ou algum antiácido antes de escovar os dentes.

- Reforce a escovação e o uso de fio dental.

- Aumente a frequência de visitas ao dentista.
Cuide de sua saúde e seja muito feliz! Seu bebê agradece.

Um comentário:

  1. Obrigada pelos elogios e muitas felicidades com seu bebê, é uma fase maravilhosa!
    lucianabelomoortodontia.blogspot.com

    ResponderExcluir