terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Grávidas e as variações de humor.

Ha cerca de 5 dias percebo que meu humor esta completamente instavel, ando mega irritada, as vezes sinto ate vontade de chorar.
Resolvi pesquisar... e decobri queé normal a alteração de humor devido a estarmos em uma "ebulição hormonal" ok! (eu entendo, mas provavelmente se falar isso pro me marido ele vai falar que agora tudo é a gravidez)
Pois bem, sabendo disso acho melhor só me recolher e ficar quetinha no meu canto.

Abaixo uma das muitas reportagens que eu li sobre isso:

Variações de humor na gravidez

Escrito para o BabyCenter Brasil
Aprovado pelo Conselho Médico do BabyCenter Brasil
Click here to find out more!

Por que a gravidez me deixa com tantas alterações de humor?

Você se sente ótima em um minuto e no outro está em prantos? Bem-vinda ao clube! As variações radicais de humor e estado de espírito são bastante comuns durante a gravidez.

Os especialistas acreditam que a progesterona e o estrogênio -- os hormônios femininos que regulam o ciclo reprodutivo -- sejam parcialmente responsáveis por isso, mas, o fato é que grande parte dessas alterações é simplesmente causada pelas enormes mudanças relacionadas à gestação.

Pode ser que de uma hora para a outra você passe da alegria de ter um filho à pergunta: "O que foi que eu fui fazer com minha vida?".

Mesmo quando a gravidez é bem planejada, muitas mães vêem-se tomadas por preocupações em relação ao futuro, ao relacionamento com o parceiro ou às responsabilidades financeiras que vão aumentar.

Alguns efeitos físicos da gestação, como azia, cansaço e vontade frequente de fazer xixi também acabam mexendo mais com suas emoções.

Em que fase da gravidez as variações de humor são piores?

Elas costumam ser mais pronunciadas nas 12 primeiras semanas e tendem a diminuir à medida que seu corpo se adapta ao bombardeio hormonal a que é submetido. Mas no finalzinho da gravidez, com a ansiedade da aproximação da "hora H" do parto, as lágrimas podem voltar a ser suas companheiras fiéis.

Dá para "administrar" tamanha variação de sentimentos?

Essas variações fazem parte da experiência de se estar grávida. A consciência de que você está se comportando conforme o esperado (e conforme ditam seus hormônios) talvez sirva para aliviar um pouco da culpa por tantos altos e baixos.

Não seja dura demais com você mesma. Faça alguma atividade prazerosa, e não deixe de conversar com amigos e familiares sobre o que você está sentindo. Você pode trocar ideias com quem já passou por isso aqui, nos fóruns do BabyCenter.

A gravidez muda a vida das pessoas, e até as mulheres que sempre tiveram como objetivo ser mãe passam por momentos de irritabilidade, vulnerabilidade e ansiedade.

Tente se preservar um pouco. Fique longe do noticiário trágico, especialmente se ele envolver crianças. Você pode se surpreender como uma história que antes passaria batida pode deixá-la profundamente abalada.

As variações de humor podem ser sinal de outra coisa?

Se você acha que essas alterações são mais do que melancolias temporárias, talvez seja o caso de consultar um terapeuta. Cerca de 10 por cento das grávidas sofre de depressão moderada.

Vale a pena tratar a depressão agora porque mulheres com depressão na gravidez têm mais tendência a ter depressão pós-parto.
 

2 comentários:

  1. comigo está assim também, ontem estava super bem, mas de repente, uma atitude do maridão q eu nao gostei, nossa, fiquei puxxxxxa vida, muito brava.

    ResponderExcluir
  2. Andrhezza...
    Esses nossos maridos...
    Juro que ontem tive vontade de pegar uma mochila e passar uma temporadana casa da minha mae....
    Mas não ia resolver nada. rsss
    Beijos

    ResponderExcluir