segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Mês antes da viagem: o que fazer?


O mês que antecede uma viagem de LONGA DURAÇÃO ou INTERNACIONAL é uma loucura, não? Ao mesmo tempo que é prazeroso pois a data vem chegando, também pode deixar alguns de “cabelo em pé” com tantos preparativos que é preciso lembrar (e fazer) antes de embarcar!

Além de tudo isso ainda tem os trabalhos profissionais pendentes para terminar dentro do prazo.... uma correria só, principalmente para quem é autônomo como nós! Por este motivo até nos referimos a este mês pré-viagem como “inferno astral”, numa paródia e comparativo com o mês que antecede o aniversário e que costuma ser chamado popularmente assim.

Se você fica preocupado e tem medo de esquecer alguma coisa importante no meio deste caos que é o mês ou semana antes de viajar, dá uma olhada nesta lista com vários itens que é preciso checar e fazer antes de viajar:

1- Passaporte e documentos em dia + cópia impressa ou xerox dos mesmos, muito útil em caso de perda, sugiro ainda scanerar o passaporte (pagina com dados) e pagina com os vistos, deixe em todos seus e-mail e de seus acompanhantes de viagem para que possam ser acessados rapidamente (quando imprimi-los guarde 1 via em cada mala)


2- Guias de viagem e informações sobre seu destino: leve o guia inteiro ou tire xerox da parte de seu interesse para levar. Também tenha em mãos pelo menos um mapa básico de cada cidade.


3- O país para onde vai exige alguma vacina específica? Procure saber antecipadamente e tome pelo menos uma semana antes, para fazer efeito. (ex: África- vacina contra febre amarela)

4- Dinheiro... já trocou seus reais por $ na moeda local? Divida entre dinheiro em espécie, traveller cheque e/ou Visa Travel Money. Assim você garante uma viagem com menos necessidade de saques e de ficar procurando por casas de câmbio.

5- Reserva de hotéis em cada destino. Busque em sites e portais grandes e confiáveis como o www.booking.com ou www.venere.com ou www.hostelworld.com ou www.decolar.com.br ou ainda www.hoteis.com. Prefiro sair com tudo já reservado, assim não preciso ficar batendo perna com o peso das malas de um lado para outro na cidade até achar um local. Também é legal porque você escolhe a faixa de preço que quer, enquanto na hora tem que pegar o que estiver disponível... MAS se vc preferir sussego e tranquilidade, me consulte eriabreutur@hotmail.com

6- Seguro-saúde: muitos países exigem um seguro do viajante, que pode ser solicitado na chegada ao aeroporto (nunca me pediram, mas sempre levo para garantir e também porque com saúde não se brinca).
Dica: se comprou sua passagem com cartão de crédito, ligue para a central de atendimento e solicite seu seguro de viagem, grande parte dos cartões das principais bandeiras (Visa, Master) oferece ao cliente e é gratuito. O Certificado Schengen é aceito para entrada em toda Comunidade Européia, cobrindo um valor de até 30mil euros. Você liga, passa os dados da viagem e lhe enviam o documento por email ou correio. Se não possui seguro do cartão, contrate um particular (em empresas especializadas ou agências de turismo).

7- Remédios: se usa medicamentos controlados, terá que solicitar ao seu médico uma receita prescrita, preferencialmente em inglês. Leve sempre os remédios na mala de mão, dentro da embalagem original e com a bula, nada de vidrinhos com comprimidos “não identificados”! Medicamentos de uso comum como remédio contra gripe e dor de cabeça, pastilhas e pomadas não precisam de receita, mas vale a regra da embalagem para evitar dor de cabeça no aeroporto.


8- Ainda sobre cartão de crédito: para evitar que suas compras sejam bloqueadas por segurança enquanto estiver fora, ligue para a central de atendimento (número no verso do cartão) e avise que vai fazer uma viagem internacional, pedindo o desbloqueio de uso para tal. Algumas centrais perguntam até as cidades pelas quais você irá passar e as datas.AVISE O CARTÂO DE CRÉDITO QUE VOCÊ ESTARÀ EM VIAGEM!!!

9- Passagens de avião entre as cidades que pretende visitar. Se for fazer vôos low-cost entre cidades, o ideal é ter tudo comprado previamente pelos sites das cias aéreas, é mais barato comprar antes e você garante sua viagem no dia e hora que quiser. Separar e levar todos os vouchers e confirmações impressos.

10- Passagens de trem ou ônibus entre cidades: só é vantajoso comprar antes se achar preços promocionais pela Internet no site de cada empresa, se não o mais fácil é no dia que chegar em uma cidade já comprar a passagem para o próximo destino, diretamente na rodoviária ou estação de trem. Se tiver tempo monitore as promoções a partir do momento em que vc resolver viajar.

11- Tem bichinhos de estimação? Sabe onde vai deixá-los? É hora de buscar um parente, amigo ou um pet shop para isso. (OBS: se for gato, prefira deixá-lo em casa e alguém de confiança ir até lá de vez em quando). Se for levar, pesquise junto à companhia aérea todos os procedimentos necessários, e leve ao veterinário para fazer check-up e pegar o certificado de vacinação.


12- Roupas e sapatos: verifique pela Internet como estará o clima em seu destino, e escolha roupas adequadas. Se precisar sair para comprar um casaco mais quente, calçado confortável ou um biquíni a hora é agora! Certifique-se também que as roupas que gosta e pretende levar estão no armário, e não para lavar ou passar.

13- Gadgets e afins eletrônicos: não esqueça de separar o carregador de cada eletro, de comprar mais pilhas, cartão de memória para câmera digital, e um adaptador universal para tomadas. Verifique a voltagem elétrica do local! (Europa 220V e Estados Unidos 110V)

14- Vai ficar hospedado na casa de alguém? É de praxe e educado perguntar se a pessoa quer que você leve algo de sua cidade, e se não quiser mesmo assim leve um presentinho para ela, afinal gentileza e agradecimento nunca é demais.

15- Contas de banco e despesas do mês: peça a um parente ou alguém de confiança para pegar em sua casa e pagar no banco, ou agende para cair no débito automático. O que for possível pague antecipadamente. Você não vai querer voltar e ter um monte de contas com multas e juros para pagar...

16- Para sua segurança e em caso de urgência, deixe sua opções de contato com algum parente ou amigo (telefones de hotel, emails pessoais, números dos vôos, etc) e leve junto alguns telefones importantes (de parentes, de médico, do síndico, do banco, da agência de turismo, do pet shop que hospeda seu bichinho...etc).

17- Verifique a segurança de sua casa ou apartamento, instale grades, chave-tetra ou alarme se necessário, e viaje despreocupado
Scale Lugagge
18- Para não pagar excesso de bagagem, sugiro que compre uma balaça de mão para pesar a mala, assim vc não será surpriendido. 
 
OBS: use e abuse das informações acima, imprima, adapte, use como check-list, descarte o que não se encaixa... a tentativa aqui é juntar quase tudo que seria preciso lembrar, para lhe ajudar! Esqueci de algo? Comente ali embaixo que eu incluo! ;-)
Fonte de dado base: http://flashesdeviagem.blogspot.com/2010/09/mes-antes-da-viagem-o-que-fazer.html

2 comentários:

  1. Seu post é muito completo mesmo! Mas tem duas coisas que eu lembrei. A primeira é levar anotado a forma de ligar a cobrar para o Brasil (isso já me tirou de um GRANDE problema quando fui ao Kenya). A outra é levar endereço e telefone das embaixadas brasileiras. Nunca se sabe o que pode acontecer!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Fatima!!!
    Realmente é bem lembrado...

    *** Embaixada e consulado Brasileiro e Ligação a cobrar para o BRASIL ***

    ResponderExcluir