sábado, 26 de março de 2011

Falando de Viagem • Aumento do IOF

Falando de Viagem • Aumento do IOF

texto abaixo retirado do site falado de viagem:

"Aumento do IOF por

Foi assinado o decreto que aumentará o valor do IOF nas transações com cartão de crédito no experior. O valor passará de 2,38% para 6,38%. Esta é uma péssima notícias para nós viajantes, que usamos muito o cartão de crédito em nossas viagens.

Engraçado é ler o texto publicado pelo Jornal O GLOBO, que diz:

"Num esforço para evitar que os brasileiros que estão viajando para o exterior fiquem excessivamente endividados e ainda prejudiquem a indústria nacional comprando importados, o governo decidiu elevar a alíquota do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) para as compras com cartão de crédito fora do país."
Fonte.

Quer dizer que o aumento do imposto se justifica para evitar que o brasileiro fique endividado? Os brasileiros chegam no exterior e ficam impressionados com preços tão baixos. Não conseguem acreditar na enorme diferença que existe entre os preços americanos e os brasileiros, por exemplo. E estão certíssimos em comprar!

Como assim prejudicar a indústria nacional? Nosso país é atrasado e grande parte do que é comprado no exterior sequer é vendido por aqui. Além disto, com a ganância dos empresários, que colocam margens de lucro gigantescas em cima do preço de custo, fica difícil valorizar a economia nacional. Essa história de que a culpa é do imposto é pura lenda.

Eu já faço a minha parte, comprando no Brasil apenas o mínimo necessário. Acredito que 90% das minhas compras sejam realizadas em outros países.

Acredito que mesmo com o aumento o cartão de crédito continua sendo a melhor ferramenta para compras no exterior. Além da praticidade existem diversos benefícios que são muito úteis em viagens. Continuarei usando os cartões como se nada tivesse mudado, mas indignados com o rumo do país.

Sem mais no momento!"

Outros comentarios muito interessantes? acesse: http://www.falandodeviagem.com.br/viewtopic.php?f=4&t=1217&p=6348#p6348

Nenhum comentário:

Postar um comentário